A Polícia Militar do Piauí (PMPI) comemorou, nesta quinta-feira (25), 191 anos com uma solenidade realizada em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em Teresina. A programação reuniu autoridades civis e militares, integrantes da corporação, familiares e a população, e foi marcada por desfile cívico-militar, promoções, homenagens e entrega de novos equipamentos para reforçar a segurança pública.
Confira aqui a relação de promovidos.
O principal destaque da cerimônia foi a promoção de mais de 1.700 policiais militares, entre oficiais e praças. As ascensões na carreira reconhecem o tempo de serviço e o desempenho dos profissionais que atuam na corporação.
Entre os promovidos está o agora primeiro-tenente José Maria, que recebeu a nova patente após 41 anos de dedicação à Polícia Militar e às vésperas de ingressar na reserva remunerada.
“Foi muita luta, o caminho foi longo, mas tivemos a oportunidade de esperar e estamos aqui hoje coroando essa caminhada. É um reconhecimento da minha trajetória dentro da corporação. Alguns colegas tombaram pelo caminho, e eu tive a felicidade de chegar até aqui”, afirmou.

Outro policial promovido foi o segundo-tenente Frank, que alcançou o primeiro posto de oficial após 32 anos de serviços prestados à instituição.
“Estou feliz com essa oportunidade. O governador conseguiu essas vagas para que pudéssemos ser promovidos. Agora é continuar fazendo o que sempre fizemos, trabalhar em prol da sociedade e da segurança pública. Passa muita coisa pela cabeça quando olhamos para trás, principalmente por vir de uma família militar”, disse.

Durante a solenidade, também foram entregues Medalhas do Mérito Policial Militar a personalidades que contribuíram para o fortalecimento da instituição.
O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a data representa um momento histórico para a corporação e agradeceu aos policiais que construíram a trajetória da instituição.
“Hoje é um dia de celebração. São mais de 1.700 promoções, entrega de medalhas e de equipamentos. É um momento de agradecer aos que vieram antes de nós e aos atuais integrantes da corporação, que trabalham diariamente para garantir paz e tranquilidade à população”, ressaltou.
Além das homenagens, o governador Rafael Fonteles entregou duas embarcações que serão utilizadas no policiamento fluvial, ampliando a atuação da Polícia Militar nas regiões banhadas pelo Rio Parnaíba.

Segundo o governador, esta é a maior promoção da história da Polícia Militar do Piauí, e novas ascensões ainda ocorrerão em novembro.
“Este ano é um recorde histórico, com mais de 1.700 policiais promovidos hoje e mais algumas centenas que serão promovidas no mês de novembro. Isso representa valorização profissional e garante a progressão na carreira, algo fundamental para o bom funcionamento da Polícia Militar”, afirmou.
Rafael Fonteles também destacou os investimentos realizados na segurança pública durante sua gestão.
“Nós dobramos o orçamento da segurança pública. Fizemos a maior nomeação da história da Polícia Militar, a maior promoção da história, adquirimos novos equipamentos, viaturas, armamentos, coletes, uniformes e reforçamos o patrulhamento aéreo. Agora entregamos duas embarcações que vão fortalecer o policiamento fluvial na divisa do Piauí com outros estados. Os números mostram que esses investimentos têm contribuído para reduzir os indicadores de violência no estado”, concluiu.
Fonte: Cidade Verde